terça-feira, 14 de agosto de 2012

«STAG HOUND»



‘Clipper’ de bandeira norte-americana, construído em 1850 no famoso estaleiro de Donald McKay, em East Boston (Massachusetts). Encomendado pela casa armadora George B. Upton, Sampson & Tappan, de Boston, o «Stag Hound» chegou a ser –com as suas 1 534 toneladas e durante certo tempo- o maior navio mercante do mundo. Concebido para as ligações com a Califórnia, onde reinava a febre do ouro, o «Stag Hound» tinha casco em madeira reforçado por uma armação metálica e media uns 69 metros de comprimento fora a fora por uns 12 metros de boca ; e os seus 3 mastros arvoravam uns impressionantes 11 000 m2 de velas. Para marcar a diferença com os navios do seu tipo que o precederam e que eram de menor porte, o «Stag Hound» foi classificado ‘extreme clipper’. Reputado por ser um navio muito veloz, este magnífico veleiro estabeleceu alguns memoráveis recordes, como aquele que, em 1851, estabeleceu entre Valparaiso (Chile) e Nova Iorque (em 66 dias, com passagem pelo cabo Horn) ou como aqueloutro alcançado, em 1856 (em 89 dias), entre Whampoa (China) e o mesmo porto dos Estados Unidos. Navio de trabalho, o «Stag Hound» navegou –durante dez anos- em todos os oceanos do mundo, carregando passageiros e mercadorias diversas : chá, cereais, fosfatos, carvão, etc. Afundou-se ao largo da costa pernambucana (Brasil) no dia 12 de Outubro de 1861, depois da sua carga (carvão) se ter incendiado por combustão espontânea. Depois de terem recebido ordens para abandonar o navio, os tripulantes do «Stag Hound» lograram atingir a costa brasileira (no dia seguinte) à força de remos. O navio viajava na rota Sunderland-San Francisco e a sua equipagem lutara, ingloriamente, durante cinco longas horas contra as chamas. Curiosidade : a bonita tela anexada, que representa o «Stag Hound», é da autoria do talentoso artista norte-americano David Thimgan (1955-2003).

Sem comentários:

Enviar um comentário